jusbrasil.com.br
29 de Outubro de 2020

O que é fazer “downgrade” do plano de saúde?

Por Idalina Cunha

Idalina Cunha, Advogado
Publicado por Idalina Cunha
mês passado

Downgrade do plano de saúde é uma alteração do plano contratado para um padrão de cobertura de um nível menor, com um valor mensal mais acessível.

É uma medida bastante buscada por aqueles beneficiários que estão tendo dificuldades de manter o custo de seu plano de saúde atual, mas que não querem perdê-lo.

Assim, o consumidor muda para um padrão de cobertura mais simples, que tem uma rede credenciada de clínicas e hospitais menores e de custo mais baixo.

Muitas vezes, o pedido do beneficiário para realizar o “downgrade” é negado de forma indevida pelas operadoras dos planos de saúde. Elas tentam fazer com que o consumidor continue com aquele plano de padrão mais alto que foi contratado originalmente por medo de ter que cancelar o plano e ter que cumprir período de carência em uma eventual nova contratação.

Mas é importante ressaltar que essa recusa de “downgrade” pela operadora é abusiva e, caso ocorra, o consumidor poderá pleitear judicialmente a sua realização.

Se o consumidor estiver decidido a fazer o “downgrade” motivado exclusivamente pelo alto valor mensal do plano, vale a pena, antes de realizá-lo, verificar se houve algum reajuste abusivo do plano de saúde e pedir sua revisão.

Importante: ao realizar o “downgrade”, o beneficiário não terá que cumprir nenhum prazo de carência.

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)